terça-feira, 30 de novembro de 2010

A UMinho fundação? Fórum (XII)

"Os argumentos apresentados pelo Reitor, de maior autonomia administrativa e financeira, parece-me que têm a sua lógica. Há actualmente alguns cosntrangimentos que deixariam de existir. Mas tenho algumas preocupações:
- fala-se no balanço social de 2009 que revela recursos humanos envelhecidos e áreas científicas desequilibradas (p. 4). O que é que isto significa? Que estão a mais? Sabemos que há desequilíbrios nas áreas científicas. Significa que o novo regime iria anular esses desequilíbrios. Mas como? Despedindo, reconvertendo? Esta é uma situação que tem fortes implicações e que provavelmente é o argumento contra mais forte desta alteração. Mais à frente o texto fala em reversibilidade da situação (p. 12). Esta questão da reversibilidade dá-me mais desconfiança. Então, avança-se para ter mais autonomia financeira e adminsitrativa, anulando os desequilíbrios de recursos humanos. MAS, se não conseguirmos obter financiamento e depois de equilibrar os recursos humanos, podemos sempre voltar atrás. Mas, como? Quem vai decidir - o conselho de curadores? Pessoas nomeadas pelo governo? Isto demonstra alguma ingenuidade e tentar convencer que é possível voltar atrás não me parece linear.
[...]"
NDNR(FAB)

domingo, 28 de novembro de 2010

A UMinho fundação? Fórum (XI)

"A melhoria dos serviços que, directa e indirectamente, afectam a qualidade da formação, da investigação, da disseminação e da administração carece de análise da cadeia de valor e da adopção de medidas de melhoria adequadas à correcção do que funciona mal e à prevenção do que pode vir a funcionar mal, optimizando os recursos e potenciando as pessoas.
Creio que a existência destes problemas não se deve ao modelo de administração universitária, que pode ser vista como variável dependente, mas a complexo conjunto de variáveis independentes. Nele se integra a) a representação social de universidade, funcionários, professores e alunos, processos de avaliação e monitorização, b) o desalinhamento entre visão, missão, estratégia e operações, c) o individualismo ocupacional e d) a lassidão processual e a irresponsabilidade operacional. Infelizmente, nenhum destes factores tem existência dependente de modelos organizacionais, pois tanto pode existir como não existir num ou noutro.
O problema é mais bem mais profundo... Reside nos modos de pensar e ver, de sentir e agir. E não se resolve com a alteração da natureza jurídica da universidade. Sendo aquelas condições independentes e bem enraizadas na nossa cultura organizacional, o novo modelo de administração até pode contribuir para o agravamento das não conformidades dos processos de gestão."
.
NDNR(ID)

sábado, 27 de novembro de 2010

Action

"Action is the foundational key to all success."

Pablo Picasso

(citação extraída de SBANC Newsletter, November 23, Issue 646 - 2010, http://www.sbaer.uca.edu)

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

À margem do CG: algumas notas soltas (30)

Olhando para a agenda da reunião do CG do dia 22 de Novembro pp., o ponto referente à apresentação da proposta do reitor de transformação da Universidade em fundação era incontornável.
A expectativa sobre como o assunto seria tratado foi grande até quase à véspera da reunião já que, como vem sendo norma, voltou a não ser cumprido o regimento por parte da reitoria em matéria de prazos de entrega da documentação de suporte à reunião. Neste caso concreto, só a meio da semana antecedente a proposta deu entrada no secretariado do Conselho e, ainda assim, em simultâneo com a sua distribuição aos presidentes das Escolas, o que, no mínimo, configura uma enorme deselegância por parte do proponente.
Note-se que não havia dúvida sobre o entusiasmo que o reitor verteria no documento, qual vendedor de “banha-da-cobra” no momento de propagandear as virtudes do remédio que vende. A dúvida existente era sobre a qualidade e consistência argumentativa do mesmo.
Outra dimensão de incerteza que estava implícita, e que seguramente não será desvendada, era a de o que faz correr o Professor António Cunha; para mais num momento tão falho de oportunidade como o actual, como o próprio reconheceu quando o inquiri explicitamente sobre o assunto. Favor ao amigo Gago? Crença nas virtualidades do “mercado”?
A qualidade relativa do documento apresentado pareceu-me evidente, quando confrontada com a fragilidade de outros que, oriundos da mesma sede, têm chegado ao CG. Não havia que escamoteá-lo e foi isso mesmo que verbalizei na altura, para ser mais patente a pobreza da generalidade dos outros.
Sublinhar a qualidade do documento, na expressão estrutura e qualidade da escrita, não significa entretanto dizer que o Conselho deveria dar-se por satisfeito em matéria de substanciação da proposta. Isto porque, infelizmente, o reitor se esqueceu de incluir nele uma peça básica; a saber: a financeira, isto é, o estudo de viabilidade económico-financeira da operação, o que também tem que ver com a capacidade da Instituição de gerar receitas (próprias). Não se esqueça que a lei aponta como requisito para a transformação das instituições de ensino em fundações que estas consigam realizar em receitas próprias valor equivalente a pelo menos 50% do seu orçamento.
É um detalhe, sem dúvida, este que antes se enuncia. Mas há detalhes que fazem muita diferença. Vamos ficar a aguardar que o reitor cumpra agora, atempadamente, a promessa que assumiu de aportar a peça em falta na proposta entregue ao CG. A esperança, diz-se, é a última coisa a morrer. Será?

J. Cadima Ribeiro

A UMinho fundação? Fórum (X)

"Apesar de ter Sistema de Gestão da Qualidade certificado para algumas funções e serviços, a nossa universidade continua a não seguir política da qualidade adequada à atracção e fidelização de clientes nem à construção de cidadãos comprometidos com o sucesso da universidade e do país, orientados por desejáveis valores da cidadania organizacional e cívica".

NDNR(ID)

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Processos a correr no Tribunal Administrativo de Braga: actualização de dados

Em mensagens datadas de Setembro e Outubro pp., genericamente intituladas “Processos a correr no Tribunal Administrativo de Braga", dava notícias do número de processos entrados no Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) de Braga desde 2004 e até 22 de Outubro de 2010 nos quais a Universidade do Minho era/é parte. Pois bem, para não deixar desactualizar muito a contabilidade, aqui fica a informação que hoje mesmo deram entrada mais 2 processos judiciais visando igualmente a UMinho, sendo que, no caso vertente, um deu entrada no TAF de Braga e outro no do Porto.
Na senda de outras grandes conquistas, com este ritmo, a Instituição ameaça converter-se também neste domínio, a breve prazo, numa grande vencedora.
Tentaremos mantê-lo actualizado sobre esta matéria, embora, com o passo que a coisa leva, não seja fácil.

J. Cadima Ribeiro

À margem do CG: algumas notas soltas (29)

Deixei ontem imediatamente abaixo, uma ligação activa para uma notícia publicada no Correio do Minho sobre a reunião de 2ª feira pp. do CG da UMinho, que foi aberta ao público e que mereceu a atenção (pouca) de alguns órgãos da comunicação social. A falta de qualidade da cobertura jornalística que esteve na origem da notícia publicada mereceu-me um breve comentário, mais chamada de atenção que outra coisa.
Ora, acontece que a notícia publicada na mesma data no Diário do Minho é ainda mais infeliz porque dá como aprovada pelo órgão a constituição formal como sub-unidade orgânica da Instituição do "centro" de investigação que é identificado (CITCEM). Entretanto, isso questiona apenas a qualidade do jornalismo que se faz.
Muito mais grave é, no entanto, encontrar na mesma notícia afirmações, com aspas, imputadas ao Presidente do Conselho Geral, de aberta propaganda ao modelo fundacional, quando o órgão a que preside não tomou qualquer posição sobre a matéria, tendo-se limitado a tomar formalmente conhecimento da proposta do reitor e a clarificar alguns contornos do que estaria em causa e algumas dúvidas suscitadas pelo texto distribuído. A gravidade que invoco neste caso nem se refere à qualidade da cobertura jornalística mas à ousadia (que transparece) e falta de legitimidade da intervenção pública (a confirmar-se) do Engº. Luis Braga da Cruz, que tem (a confirmar-se, insisto) que lamentar-se.
A confirmar-se ter produzido as ditas declarações, defender-se-á aquele, porventura, dizendo que o fez a título pessoal. O problema é que, naquele contexto, ninguém lhe distinguirá a legitimidade de ter uma opinião pessoal sobre o assunto da ilegitimidade de produzir declarações a partir da sua condição de Presidente do CG para as quais não recebeu mandato de quem quer que fosse.
Inconveniente sou eu, que vou dizendo que o rei vai nu!

J. Cadima Ribeiro

terça-feira, 23 de novembro de 2010

"Declarações do reitor [...] prestadas aos jornalistas à margem do Conselho Geral da UMinho"

Notícia Correio do Minho
UMinho: ‘Regime Fundacional’ em perspectiva:
http://www.correiodominho.pt/noticias.php?id=38617

Comentário (de JCR): para infelicidade do jornalista que cobriu o "acontecimento", houve decisões que foram tomadas que lhe escaparam (note-se a inexactidão do texto que se refere ao CITCEM). Independentemente deste caso, felizmente confirmou-se que no CG da UMinho há mais pensamento que aquele que o reitor enuncia.
Naturalmente, em defesa do(a) jornalista, sempre se poderá dizer que nem todos os seus dias são dias felizes.

Reunião de 22 de Novembro de 2010 do CG: Nota Informativa

«Nota Informativa do Conselho Geral
Reunião de 22 de Novembro de 2010


Reuniu no dia 22 de Novembro, pelas 9h30, no Salão Nobre da Reitoria, Largo do Paço, o Conselho Geral da Universidade do Minho, tendo o período da manhã sido aberto ao público. Da Agenda faziam parte:
- Assuntos de iniciativa do Conselho Geral
- Assuntos de iniciativa do Reitor
Antes de iniciar a Ordem de Trabalhos, o Presidente cumprimentou a assembleia e informou que a sessão aberta ao público decorre do estabelecido no Nº 2, do Artigo 10º, do Regimento do Conselho.

Assuntos de iniciativa do Conselho Geral
No que diz respeito aos assuntos de iniciativa do Conselho Geral, foram prestadas diversas informações. De seguida, procedeu-se à aprovação da Acta Nº 4/2010, referente à reunião do dia 27 de Setembro, tendo esta sido aprovada, por unanimidade.
Foram alvo de apreciação pelos Conselheiros os Memorandos apresentados pelas Comissões Especializadas a seguir mencionadas:
- Governação e de Assuntos Institucionais
- Planeamento e Assuntos Financeiros
- Investigação, Ensino, Qualidade e Avaliação
- Inovação e Interacção com a Sociedade
O Presidente recordou que a Comissão de Governação e de Assuntos Institucionais emergiu do Grupo de Trabalho, anteriormente designado, para acompanhar o processo interno sobre uma eventual alteração estatutária de passagem da UM ao regime de Fundação.
Quanto aos resultados apresentados pelas Comissões Especializadas, o Presidente referiu que tinha sido oportuno reunir as comissões antes da realização da reunião do plenário do CG.
O Conselho, após uma ampla reflexão sobre as conclusões reflectidas nos memorandos, concluiu que as comissões vêm optimizar e rentabilizar o trabalho do Plenário do Conselho Geral, beneficiando deste modo de funcionamento.
Foi deliberado comunicar à Academia a iniciativa do Conselho de abrir um debate alargado sobre a questão do regime jurídico estatutário da Universidade do Minho convidando-a participar activamente nele.
Foi deliberado mandatar a Comissão Especializada de Governação e de Assuntos Institucionais (CEGAI) para promover as acções que integrem o programa de debates sobre a proposta de eventual transição da Universidade do Minho para o Regime Fundacional. Em concreto, foi aprovado um ciclo de debates a realizar a partir do próximo mês de Janeiro de 2011.
Foi agendada uma Reunião Extraordinária do Conselho Geral para o próximo dia 20 de Dezembro, às 10H00.

Assuntos de iniciativa do Reitor
Em relação aos assuntos de iniciativa do Senhor Reitor, foi disponibilizado um conjunto de informações referentes, nomeadamente, ao enquadramento do Ensino Superior, a protocolos, visitas e missões, à vida institucional, à Acreditação Prévia de Ciclos de Estudo 2009 junto da A3ES e aos Regulamentos associados aos novos ECDU e ECPDESP.
Foi deliberado adiar para a próxima reunião agendada do Conselho Geral, a votação sobre a criação do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (Pólo do Minho).
O Conselho Geral analisou e pronunciou-se favoravelmente sobre a designação do Prof. Licínio Chainho Pereira para Presidente do Conselho Fiscal da Fundação Carlos Lloyd Braga.
O Reitor apresentou a sua proposta fundamentada para a conversão da Universidade do Minho em Fundação, com a explicitação dos seus enquadramento, fundamento e processo negocial.
-
O Presidente do Conselho Geral
Luís Braga da Cruz»
(reprodução integral de mensagem de correio electrónico entretanto distribuída universalmente na rede da UMinho, com a proveniência identificada)

A UMinho fundação? Fórum (IX)

"Não pude deixar de reparar que um dos argumentos a favor (da transformação da UMinho em fundação) é a simplificação contabilística (p. 3). Pelo que pude perceber, a vantagem seria utilizar a contabilidade patrimonial em vez da contabilidade pública, que é considerada muito mais exigente/trabalhosa. Na minha modesta opinião, esta atitude revela querer ter o menor trabalho possível com a questão de prestar contas a alguém. Revela a falta de compromisso com todos os stakeholders da UM. Onde está a accountability?"
.
NDNR(FAB)

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

À margem do CG: algumas notas soltas (28)

Contra a expectativa de quem a agendou e daquilo para que apontava o número de pontos da ordem de trabalhos, a reunião de hoje do CG acabou por se reveler longa e cansativa, mas nem por isso desinteressante.
Havia a curiosidade de se tratar de uma reunião aberta à academia, tendo que concluir-se que se saldou por um fracasso essa iniciativa, olhando para a dúzia de colegas e alunos que compareceram à chamada. Isso será, porventura, sintoma do estado de alma que se vive na organização ou a confirmação do alheamento que a comunidade universitária mantém em relação ao funcionamento e deliberações do órgão. Num e noutro caso, é um sinal preocupante esse na perspective da vitalidade da instituição.
Se, em teoria, o grande momento do dia era o da apresentação por parte do reitor do seu memorando de suporte à proposta da transformação da UMinho em fundação, e respectiva primeira abordagem em sede de CG, a marca maior da jornada acabou por ser a da primeira votação no órgão perdida pelo reitor, inteiramente por culpa da sua obstinação em defender uma proposta manifestamente indefensável, nos termos em que estava formulada.
Sendo certo que não são as votações ganhas que são conferentes de razão, como resulta patente das muitas votações realizadas no órgão em que prevaleceu a “disciplina de voto” de um certo sector dos seus membros e o comodismo, é sempre de saudar que o bom senso seja secundado por uma expressão formal de posição. Ficou a ganhar o CG.

J. Cadima Ribeiro

Paciência

“A paciência é a única virtude que eu tenho”.

Álvaro Laborinho Lúcio

(afirmação proferida pelo membro do CG da UMinho identificado durante o período da reunião do órgão aberta ao público, que decorreu esta manhã)

A UMinho fundação? Fórum (VIII)

"O comportamento organizacional é relativamente indiferente ao modelo de gestão organizacional. Assim, basta saber onde se quer chegar, mobilizar para alcançar, legitimar para facilitar, exercer a dominação se necessário e... não cansar. A fórmula está repetida vezes sem conta nos livros e artigos sobre estas coisas da gestão organizacional. Os modelos valem o que valem, as pessoas e os processos é que fazem a diferença. E ainda não apostamos nestas nem melhorámos estes tanto quanto o futuro exige. E ele sempre chega, discreto e impiedoso."

NDNR(ID)

domingo, 21 de novembro de 2010

A UMinho fundação? Fórum (VII)

«Mudar para o regime fundacional significa que a UM passará a ser gerida por um conselho de curadores. Mas quem são eles? Diz o RJIES que é composto por "5 personalidades de elevado mérito e experiência profissional reconhecidos como especialmente relevantes", mas "são nomeados pelo Governo sob proposta da Universidade". Infelizmente, já temos visto como os governos tendem a nomear administradores para sectores da administração pública, como as empresas públicas. Podemos correr o risco muito sério da UM ser gerida por um conjunto de pessoas de reconhecido mérito político e não que sejam pessoas competentes nas áreas onde a UM desenvolve a sua actividade.»

NDNR(FAB)

sábado, 20 de novembro de 2010

O que é melhor para a Universidade do Minho?

É melhor para a Universidade do Minho continuar a ser um instituto público de regime especial , como sempre foi , ou passar a ser uma fundação?
A questão levanta-se porque há três anos foi publicada uma nova lei (Lei n.º 62/2007, de 10 de Setembro) sobre o regime jurídico das universidades (e também dos institutos politécnicos) e, nos termos dela, as universidades estaduais podiam e podem optar, dentro de certas condições, pelo regime de instituto público ou pelo regime de fundação.
Na altura da entrada em vigor da nova lei, a assembleia eleita, que elaborou os estatutos da Universidade do Minho (UM), não foi atrás dos apelos mais ou menos explícitos do Ministro Mariano Gago em favor da fundação e optou pelo regime de instituto público.
Foram assim elaborados novos estatutos (homologados em Novembro de 2008) e foram eleitos novos órgãos entre eles o conselho geral (órgão máximo de governo da universidade composto de 23 membros) e o senado académico (órgão consultivo). Entretanto, em fins de 2009 foi eleito, pelo conselho geral, novo reitor (António M. Cunha) por demissão do anterior (António Guimarães Rodrigues).
Os novos estatutos implicaram novas regras nas escolas (são onze), também a tarefa de eleição de novos órgãos destas , desde logo o conselho de escola. Por sua vez, dentro de cada escola, que também elaborou os respectivos estatutos, houve que formar e eleger uma multiplicidade de outros órgãos o que implicou uma tarefa regulamentar e eleitoral que só agora está na fase final, embora não inteiramente terminada.
Ora, é neste momento em que o edifício estatutário chegou ao fim e que era altura de experimentar o novo modelo que tanto trabalho deu a pôr de pé (nele se gastaram mais de dois anos ) que está na agenda a passagem da UM a fundação. Fundação pública de direito privado, nos termos da lei.
A passagem a fundação implica, como é óbvio, fazer muita coisa de novo. É preciso, além do mais, apresentar um estudo sobre as implicações dessa transformação institucional; publicar um decreto-lei que aprove a criação da fundação; elaborar novos estatutos que terão de prever um novo órgão que é o “conselho de curadores” e naturalmente novos regulamentos e novas eleições.
As regras de bom senso administrativo apontavam para que se desse tempo para ver as virtualidades do modelo que agora existe e que assenta na actuação do conselho geral, do senado académico e do reitor, assumindo este um lugar muito preponderante, ainda que tenha de responder pelos seus actos perante o conselho geral que o elege e que o pode destituir, em casos extremos.
No entanto, por iniciativa do actual reitor vai ser proposta a passagem da UM a fundação, estando já anunciado um largo debate sobre este assunto, ainda que a decisão final tenha de ser tomada pelo conselho geral num prazo relativamente curto .
Esta iniciativa apanhou de surpresa uma boa parte da Universidade, pois o plano de acção para o quadriénio 2009-2013 apresentado pelo reitor e recentemente aprovado pelo conselho geral previa apenas a criação de um “grupo de trabalho” para analisar “a eventual alteração do regime jurídico da Universidade para fundação pública com regime de direito privado”.
Não é disso, no entanto, que agora se trata. O que vai estar em cima da mesa é uma proposta do reitor para passagem da Universidade do Minho a fundação. Como se imagina são grandes a curiosidade e a expectativa quanto a essa proposta, embora ela não dispense, de nenhum modo, que seja debatido o problema mais geral do bom governo das universidades (e das outras instituições de ensino superior).
É dentro deste quadro que importa saber o que é melhor para a Universidade do Minho, assunto que interessa não só a esta como a toda a comunidade envolvente. As universidades estaduais são, não o esqueçamos, propriedade pública e não apenas propriedade dos que nela trabalham, estudam ou exercem cargos. Importa que haja a devida percepção disto e se retirem as devidas consequências. Espera-se um debate largo e esclarecedor sobre as muitas questões que se colocam e que só será possível se tiver por base informação segura e adequada.


António Cândido de Oliveira
Professor e Membro do Conselho Geral da Universidade do Minho
*
(artigo de opinião publicado na edição de hoje do JN, edição norte)

A UMinho fundação? Fórum (VI)

"Depois de uma primeira leitura do documento feito chegar pelo Reitor ao CG, no âmbito do processo formal de abertura da discussão sobre a eventual transformação da UMinho numa fundação, a primeira impressão que se me sugere é a seguinte: com tanta coisa interessante enunciada, como é que não nos lembrámos antes todos desta solução?"

NDNR(CR)

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Notícias da UMinho: fórum com docentes e investigadores

Notícia Correio do Minho
UMinho: Contas saudáveis pelo menos para mais três anos
http://www.correiodominho.pt/noticias.php?id=38354
*

A UMinho fundação? Fórum (V)

Fundação: As perguntas ainda sem resposta

(título de mensagem, datada de Quinta-feira, 18 de Novembro de 2010, disponível em Prálem d`Azurém)

Prestação de contas: "como irão ser definidas as prioridades"?

"Finda a apresentação do Reitor, usou da palavra o Professor Cadima Ribeiro para referir que, independentemente da pertinência da carteira de projectos e dimensão dos montantes envolvidos, será importante saber como irão ser definidas as prioridades e para quando estão programadas as intervenções de melhoramento nos Complexos Pedagógicos."

(excerto do projecto de acta - acta nº 4/2010 - da reunião do Conselho Geral de 27 de Setembro de 2010)

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Prestação de contas: "hipotecar a qualidade dos serviços"

"Seguidamente, usou a palavra o Professor Cadima Ribeiro, manifestando alguma apreensão relativamente à consistência e estratégia aludida no discurso do Reitor. Salientou a contribuição disponibilizada pela EEG para o aumento dos cursos pós-laboral, exigindo um grande sacrifício, já que se debatem com a falta de apoio administrativo, sem qualquer contrapartida do esforço produzido em todo este trabalho, receando que se esteja a hipotecar a qualidade dos serviços. Referiu que a anterior reitoria tinha retido parte dos overheads dos projectos, acabando por prejudicar eventual recurso a contratações temporárias. No que diz respeito à não abertura de concursos para docentes, expressou a sua perplexidade, referindo ter conhecimento que outras instituições não estão a seguir estas restrições, levando os docentes da UMinho a concorrer para outras universidades do país."

(excerto do projecto de acta - acta nº 4/2010 - da reunião do Conselho Geral de 27 de Setembro de 2010)

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Prestação de contas: "identificar e clarificar" a missão e objectivos das entidades participadas

"O Professor Cadima Ribeiro reiterou as palavras de agradecimento da Professora Lúcia Rodrigues; porém, considerou que o documento é claramente insuficiente devido à falta de matérias substantivas que, no seu entender, é fundamental identificar e clarificar. Nesse sentido, reclama a continuidade deste trabalho sobretudo nas vertentes financeira, missão e objectivos destas unidades."
*
(excerto do projecto de acta - acta nº 4/2010 - da reunião do Conselho Geral de 27 de Setembro de 2010)

A UMinho fundação? Fórum (IV)

"Se adicionarmos a conjuntura económica desfavorável à completa desorientação política do governo para o ensino superior, julgo que nem é necessário um grande debate para concluirmos ser um disparate a passagem ao regime fundacional".

JV

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

REUNIÃO Nº 5/2010 DO CONSELHO GERAL: Convocatória

«DATA: 22 de Novembro de 2010
HORAS: 09:30h – 13:00h*
LOCAL: Salão Nobre da Reitoria, Largo do Paço

Assuntos de iniciativa do Conselho Geral
1. Informações
2. Aprovação da Acta nº 4
3. Apreciação dos memorandos elaborados pelas Comissões Especializadas, nomeadas pelo CG
4. Apreciação de propostas apresentadas por Membros do CG sobre metodologia e debate do “Regime Fundacional”

Assuntos de iniciativa do Reitor
1. Informações
2. Nomeação de membros do Conselho Geral da Fundação Carlos Lloyd Braga
3. Criação de subunidade orgânica (CITCEM)
4. Proposta de alteração do regime jurídico da Universidade
.
Braga, 11 de Novembro de 2010
O Presidente do Conselho Geral,
Luís Braga da Cruz
*Caso haja necessidade da reunião se prolongar para o período da tarde, ela será dirigida pelo Vice-Presidente do CG, por impedimento do Presidente.»
-
(reprodução de mensagem de correio electrónico entretanto recebida, proveniente da entidade identificada)
Nota: nos termos anunciados, esta reunião do Conselho Geral é aberta ao público

Prestação de contas: "Escola Superior de Desporto de Braga"

«Seguidamente usou a palavra o Professor Cadima Ribeiro para questionar se a UMinho irá ter alguma participação no curso de Desporto, anunciado através dos media, consequência da criação recente da Escola Superior de Desporto de Braga. O Reitor informou que não está nos objectivos desta reitoria a criação dum curso com essa especificidade e desconhece qualquer colaboração nesse sentido.»

(excerto do projecto de acta - acta nº 4/2010 - da reunião do Conselho Geral de 27 de Setembro de 2010)

sábado, 13 de novembro de 2010

A UMinho fundação? Fórum (III)

«Para além das questões relacionadas com a “vontade” de outras universidades, julgo que devemos reflectir sobre a “bondade” da solução para a UM.»

JV

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Prestação de contas: "deve ser aguardado o documento a apresentar pelo Reitor"

"O Professor Cadima Ribeiro reiterou a posição do Dr. Laborinho Lúcio e considerou importante o trabalho e o esforço desenvolvido pelo GT, permitindo deste modo avançar na discussão. Reforçou a ideia de que a organização dos debates (sobre a eventual transformação da UMinho numa fundação) deve ser de grande abrangência e, partilhando da opinião já expressa pelos anteriores Conselheiros, referiu que deve ser aguardado o documento a apresentar pelo Reitor."

(excerto do projecto de acta - acta nº 4/2010 - da reunião do Conselho Geral de 27 de Setembro de 2010)

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

A UMinho fundação? Fórum (II)

"Eu diria que Fundação fazia sentido há uns dois anos atrás quando das eleições para o CG, mas agora não sei, por isso não se percebe porque o reitor não avançou na altura com uma proposta para passagem a regime Fundacional e quer avançar agora!"

Jaime Rocha Gomes

(excerto de mensagem, datada de hoje e intitulada "Porquê agora a decisão de passar a Fundação?" , disponível em Prálem d`Azurém)

A UMinho fundação? Fórum

Sou de opinião que, enquanto não conhecermos de forma consistente os impactos das iniciativas de outras Universidades, não deveríamos aceitar que se iniciasse a discussão de passagem da U.M. a fundação.
.
PCR

Prestação de contas: "sublinhou também a [...] necessidade de transparência do órgão"

"De seguida, usou da palavra o Professor Cadima Ribeiro solicitando clarificação sobre a questão de recrutamento de docentes, decorrente da aplicação do ECDU, uma vez que ficou com dúvidas sobre se a situação invocada é para manter ou se é susceptível de ser alterada. Sublinhou também a necessidade de transparência do órgão, no seu modo de funcionamento, nomeadamente através de divulgação de notícias, referindo que tinha registado positivamente a informação divulgada sobre a reunião em curso. Relativamente à existência de comissões especializadas manifestou a sua opinião favorável, considerando que as mesmas poderão ter um papel preponderante no amadurecimento das questões tratadas no âmbito do Conselho."

(excerto do projecto de acta - acta nº 4/2010 - da reunião do Conselho Geral de 27 de Setembro de 2010)

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

A UMinho a ferro e fogo

Última hora: a UMinho a ferro e fogo

(título de mensagem, datada de Quarta-feira, 10 de Novembro de 2010, disponível em Universidade Alternativa)

Crónicas do quotidiano: assim vamos caminhando e rindo, levados...

«A menos de 12 horas do início da reunião da Comissão de Planeamento do Senado, os únicos documentos disponíveis na intranet são:
- Convocatoria_RTDAC529_2010.pdf
- Acta_Com_Planeamento_21_06_2010_Ponto_1_Agenda.pdf
No que toca ao Regulamento Orgânico das Unidades de Serviços (único ponto deliberativo da agenda) ainda não há nada.»

(excerto de mensagem de correio electrónico trocada no final do dia de ontem a propósito da realização da reunião que se identifica)

Reunião do plenário do Senado Académico: convocatória

Data: 15 de Novembro de 2010
Horas: 14:30h
Local: Sala de Reuniões da Universidade do Minho, Largo do Paço, Braga
Ordem de trabalhos:
1. Aprovação da acta da reunião anterior;
2. Informações;
3. Política de auto-arquivo da produção intelectual dos Investigadores da Universidade;
4. Criação do Fórum dos Centros de Investigação da Universidade;
5. Criação do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória – Pólo do Minho;
6. Outros assuntos.

Braga, 2 de Novembro de 2010

NDNR

terça-feira, 9 de novembro de 2010

"Reunião do Conselho Geral Aberta ao Público"

«Informa-se a Comunidade Académica que irá realizar-se, no próximo dia 22 de Novembro, a Reunião do Conselho Geral da Universidade do Minho Aberta ao Público, de acordo com o previsto no número 2, do Artigo 10º, do Regimento do Conselho.
Esta reunião que decorrerá no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Minho, Largo do Paço, em Braga, tem a particularidade de, no período da manhã, ser aberta ao público, entre as 9H30 e as 13H00.
Informa-se ainda que a Agenda para esta reunião ficará brevemente disponível, no Site do Conselho Geral < http://www.conselhogeral.uminho.pt/ > na caixa dos Destaques.
Convida-se a Comunidade Académica a participar nesta sessão.»
________________________________
Conselho Geral
Universidade do Minho
Tel.: 253 601104
Fax: 253 601119
e-mail: sec@conselhogeral.uminho.pt»
*
(reprodução integral de mensagem distribuída universalmente na rede da UMinho que me caiu entretanto na caixa de correio electrónico; a origem é a que se identifica)

Fórum com os docentes e investigadores

Anunciámos aqui há dias (Terça-feira, 2 de Novembro de 2010) que o reitor agendou para 17 de Novembro pf., presumivelmente durante a tarde, mais um evento da série Fórum UMINHO, onde se propõe ter como interlocutores os professores e investigadores. Adicionalmente a esse dado, estamos nesta altura em condições de informar que os tópicos que os representantes dos professores e investigadores no Senado propuseram que fossem tratados são os seguintes:
1. Sustentabilidade financeira da UM (que cenários se podem desenhar para a UM nos próximos 10 anos num quadro de recessão?);
2. Ocupação dos lugares de quadro (nos termos do ECDU, art. 84);
3. Avaliação do desempenho dos docentes.
Naturalmente, ficamos à espera que a proposta temática avançada possa ter o acolhimento que merece e que o fórum possa ser suficientemente esclarecedor e participado. Sabemos de antemão que não será difícil ir mais longe nestes objectivos que aquilo que sucedeu nas iniciativas precedentes (com os estudantes e com os funcionários não docentes já realizadas) que pecaram pela fraca participação e reduzido esclarecimento aportado.
Para que se recorde, os representantes dos professores e investigadores no Senado são: Rui Ralha, Fernando Castro (eleito pelo Movimento Novos Desafios, Novos Rumos) e Luis Barbosa.

NDNR

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Se os debates tivessem consequências [...] talvez houvesse mais participação"

"[...] ao contrário do que o reitor disse, a passagem a Fundação não traz só vantagens. Em todos os processos de transformação há também desvantagens e seria importante também analisá-las. Se os debates tivessem consequências, como teriam tido na altura das eleições para o Conselho Geral, talvez houvesse mais participação por parte dos membros da Academia e os prós e contras seriam devidamente discutidos."

Jaime Rocha Gomes

(excerto de mensagem, datada de Sábado, 6 de Novembro de 2010, intitutlada "A inevitabilidade do desfecho final no que respeita à Fundação", disponível em Prálem d`Azurém)

domingo, 7 de novembro de 2010

"Será que os membros da UM, docentes e funcionários, não têm e não querem ter opinião"?

"Presenciei numa sala quase vazia a exposição do reitor sobre a passagem da UM a Fundação. Será que os membros da UM, docentes e funcionários, não têm e não querem ter opinião sobre esta mudança? A resposta está talvez no sentimento que têm da inevitabilidade do processo se desenrolar para um desfecho previsível com ou sem a participação deles."

Jaime Rocha Gomes

(excerto de mensagem, datada de Sábado, 6 de Novembro de 2010, intitutlada "A inevitabilidade do desfecho final no que respeita à Fundação", disponível em Prálem d`Azurém)

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

"FÓRUM - CONCURSOS, MOBILIDADE E (contra)INFORMAÇÃO"

"Esta é a 14ª de muitas "newsletters" que daremos a conhecer aos nossos subscritores.

FÓRUM - CONCURSOS, MOBILIDADE E INFORMAÇÃO
Afinal, ao contrário do que ouvimos, o CRUP, através do seu Presidente, veio dizer que as Universidades podem continuar a contratar pessoal, e que sequer estão abrangidas pelo Despacho do MF, publicado no início de Outubro, que impede as promoções.
Também o processo com vista à mobilidade continua em curso em diversos Serviços da Administração Pública, saindo todos os dias Avisos e Despachos para candidaturas.
Por outro lado, quanto à circulação de informação, até vai circulando, mas só para alguns. Tem circulado o "Manual de Controlo Interno da Universidade do Minho", mas só entre as Chefias, dissociando-se os trabalhadores da consulta e do envio de contributos.
Veja ainda em
http://umparatodos.com/index.php?option=com_content&task=view&id=2821&Itemid=46"

(reprodução de mensagem que nos caiu entretanto na caixa de correio electrónico, com a proveniência identificada; itálico nosso)
Comentário NDNR: sem comentários !!!

Reunião da Comissão de Planeamento do Senado Académico: convocatória

Data: 10 de Novembro de 2010
Horas: 9:30h
Local: Sala de Reuniões da Reitoria, 3º andar do Complexo Pedagógico II, Campus de Gualtar

Ordem de trabalhos:
1. Aprovação da acta da reunião anterior;
2. Informações;
3. Regulamento Orgânico das Unidades de Serviços;
4. Outros assuntos.

Braga, 2 de Novembro de 2010

NDNR

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

"Portugal vive hoje numa espécie de anarquia organizada"

"No actual contexto de Portugal, o que me parece mais interessante nesta leitura é que ela ajuda-nos a compreender um pouco melhor, não só as universidades – particularmente em momentos como o actual em que vivem um processo de adaptação a uma nova lei de governação –, mas a forma como funcionamos enquanto sociedade. E quer se goste, quer não, Portugal vive hoje numa espécie de anarquia organizada, onde parece estar claramente em falta uma visão e metas partilhadas por diferentes grupos de interesse da sociedade."

Vasco Eiriz

(excerto de mensagem, datada de 3 de Novembro de 2010 e intitulada Parque das Caldas: Uma anarquia organizada, disponível em Empreender)

À margem do CG: algumas notas soltas (27)

Conforme estava programado, realizou-se ontem, dia 3 de Novembro, pelas 10:00 horas, no Largo do Paço, uma reunião da Comissão de Planeamento e Assuntos Financeiros do Conselho Geral.
Dava-se a circunstância curiosa de a reunião ter sido convocada sem agenda, o que, manifestamente, é outra loiça. Talvez tenha sido por isso que, no decurso da sessão, por mais de uma vez, se tenha invocado a necessidade de seguir na UMinho e no funcionamento do órgão boas práticas porventura existentes noutras universidades.
Um tema central da reunião foi, também, o da tentativa de precisão do próprio âmbito de intervenção da Comissão, sendo de anotar a estranheza que um ou outro membro da dita exprimiu quando foi veiculada a pertinência de ser feito um levantamento do actual estádio de desenvolvimento do planeamento dos campi. Aparentemente, havia quem interpretasse que, em sede da Comissão, o planeamento que era entrevisto era apenas financeiro ou, quanto muito, alargado à dimensão perspectiva de orientação estratégica da Instituição, o que parece ser um contra-senso já que programação financeira de médio prazo é coisa que não parece praticar-se e pensamento estratégico tem sido realidade ausente da agenda do CG e dos documentos que o órgão discutiu até esta data.
Pese isso, houve quem consentisse que teria faltado, de facto, linha orientadora do ordenamento dos campi, nomeadamente em Gualtar, e que talvez fizesse sentido quebrar essa forma de estar na implantação futura de serviços e estruturas científico-pedagógicas, aparte a problemática da circulação de pessoas e veículos.
Em conclusão: o trabalho futuro da Comissão afigura-se promissor.
J. Cadima Ribeiro

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Comissão de Planeamento do Senado: "Regulamento Orgânico das Unidades de Serviços"

Reunião da Comissão de Planeamento

(título de mensagem, datada de hoje, disponível em UM para todos)
-
Comentário: quando há planeamento, nada é feito ao acaso ou levianamente!

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Reunião do CG aberta ao público

A próxima reunião ordinário do Concelho Geral da UMinho decorre a 22 de Novembro pf. Por decisão do colectivo do órgão, essa reunião é aberta ao público, isto é, uma primeira parte da sessão pode ser acompanhada presencialmente por parte de quaisquer membros da academia interessados em fazê-lo.

NDNR

Reuniões do Senado

A próxima reunião da Comissão de Planeamento do Senado realiza-se a 10 de Novembro pf. Por sua vez, a reunião do plenário do mesmo órgão decorrerá a 15 do mesmo mês.
Quanto a agendas, são ambas desconhecidas até esta data.
Aproveita-se a oportunidade para informar, também, que o Reitor planeia realizar o Forum com os docentes e investigadores a 17 de Novembro pf.
.
NDNR

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

CG: reuniões agendadas das Comissões Especializadas

Comissões Especializadas

- Reunião da Comissão de Planeamento e Assuntos Financeiros. Dia 3 de Novembro - pelas 10:00 horas
Resumo
Reunião da Comissão de Planeamento e Assuntos Financeiros. Dia 3 de Novembro - pelas 10:00 horas (ano: 2010 publicado em 26-10-2010)]

- Reunião da Comissão para a Investigação, Ensino, Qualidade e Avaliação. Dia 8 de Novembro - pelas 10:00 horas

- Reunião da Comissão de Inovação e Interacção com a Sociedade. Dia 15 de Novembro - pelas 10:00 horas


Comentário: ordens de trabalho das reuniões agendadas = ???
NDNR