sábado, 31 de dezembro de 2011

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Mal-entendidos detectados em sede de grupos de trabalho sobre planeamento estratégico

Em documento de grupo de trabalho (GT-40) constituído pelo Conselho Geral, sobre planeamento estratégico da instituição, afirma-se que a UMinho é já uma instituição de direito privado. Importa a propósito dizer o seguinte: 

a afirmação em causa é expressão de falta de informação e do enorme mal entendido que existe entre a generalidade dos membros da instituição sobre a matéria. Note-se que, nesta altura, nem o prometido projecto de nova lei sobre as fundações é conhecido.

A posição da UMinho sobre o seu estatuto júridico futuro está dependente do que for consagrado nessa lei e do julgamento que sobre ela for feito em sede de Conselho Geral.

J. Cadima Ribeiro

"Se isto não é burocracia, digam-me o que é"


(título de mensagem, datada de Quinta-feira, 29 de Dezembro de 2011, disponível O melhor para a universidade)

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Regulamento das Bibliotecas: "EXPOSIÇÃO À REITORIA DA UNIVERSIDADE DO MINHO"

«Considerando que o regulamento actualmente em vigor nos empréstimos domiciliários da BGUM veio alterar profundamente as regras até agora existentes, penalizando especialmente os docentes-investigadores pela necessidade de, a cada 14 dias, renovar ou devolver de imediato os livros em sua posse; 
Considerando que as novas regras implicam para os SDUM um trabalho burocrático desnecessário e sujeito a erros, motivando reparos pelo menos de alguns utentes; 
Considerando que a lógica do funcionamento da BGUM deve ser a do serviço dos que a procuram e não uma lógica de penalização de quem mais utiliza os serviços e muito menos uma forma de arrecadar receitas; 
Solicitam os subscritores, todos docentes/investigadores, à reitoria da universidade e aos próprios SDUM que reavaliem a actual política e o regulamento que a exprime e ajustem os serviços que oferecem aos interesses legítimos dos seus utentes.

Como medidas imediatas provisórias, propõem: 
1. A renovação automática dos empréstimos até ao fim do período máximo actualmente previsto.
2. A suspensão da aplicação de sanções (multas e perda do direito de empréstimo domiciliário) até o regulamento ser revisto e um novo articulado ser aplicado; 
3. A avaliação dos resultados da aplicação do regulamento e do funcionamento dos serviços através de uma comissão com um representante dos utentes para proceder às alterações julgadas pertinentes. 

Os subscritores chamam ainda a atenção para os problemas decorrentes da aplicação do n.º 3 do artigo 11.º do Regulamento (devolução obrigatória e em bloco dos livros, findo o período de 6 renovações de 15 dias cada).

 Os signatários: 
[...]»

(reprodução de "Exposição à reitoria sobre o actual regulamento da BGUM", que "recolheu cerca de cem assinaturas em apenas quarenta e oito horas e em tempo de férias escolares", entretanto entregue na sede conveniente, e nesta data divulgada universalmente na rede de correio electrónico da UMinho).

Mensagem de despedida de alguém que deixa saudades

"Saudação de despedida
Caros colegas 
Ao desligar-me formalmente da Universidade e perante a impossibilidade de o fazer pessoalmente, gostaria de saudar, por esta via, todos colegas, docentes e não docentes, bem como os alunos, da Universidade do Minho. 
Nesta quadra festiva, ao agradecer toda a cooperação e colaboração no cumprimento das funções que nos foram confiadas ao longo de mais de duas décadas, expresso igualmente a todos o desejo de um 
Próspero Ano Novo! 

 Joaquim E Neves 

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Regulamento das Bibliotecas: notícias de cegueira e de contradição

«Em função dos elementos analisados, considera-se que, sem prejuízo da existência de problemas ou dificuldades pontuais, a aplicação do novo Regulamento está a decorrer dentro do esperado e que a sua entrada em vigor está a contribuir para a identificação e resolução de diversos problemas relativos ao extravio de publicações, para a racionalização da utilização da bibliografia e para a efetiva disponibilidade das publicações da Universidade do Minho a todos os utilizadores que delas necessitem. 
[...] 
Entretanto, para evitar os possíveis constrangimentos que a aplicação da devolução obrigatória após seis renovações poderia causar aos muitos utilizadores que terminarão o ciclo de seis empréstimos nos próximos dias, e que pela primeira vez teriam de devolver os seus empréstimos, os Serviços de Documentação irão, a título excecional, proceder à renovação automática desses empréstimos (desde que o utilizador esteja em situação regular e não existam reservas de outros utilizadores), reiniciando-se um novo ciclo de seis renovações permitidas.» 

(reprodução de excertos de "Nota Informativa sobre o Regulamento das Bibliotecas da Universidade do Minho", datada de 27 de dezembro de 2011 e assinada por Rui Vieira de Castro, distribuída universalmente na rede electrónica da UMinho na mesma data)

Comentário: perante a cegueira e a contradição, não há comentário que se possa fazer!


"´Design` Inclusivo: Tocar para Ver - Brinquedos para Crianças Cegas e de Baixa Visão"

Notícia DN
Investigadora do Minho cria brinquedos para cegos:
 http://www.dn.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=2208037
*

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Que estratégia para a UMinho? "[...] busca e valorização de nichos"


«Em termos estratégicos, a Comissão entendeu que, para além da busca e valorização de nichos atrativos em cada momento que pudessem constituir “bandeiras” identitárias, seria importante estimular atitudes proactivas, potenciadoras dos seguintes aspetos:
·         o aumento de financiamento alternativo/complementar através das relações e dinamização de projetos com as empresas;
·    investir na criação duma rede social UM consistente, através da promoção de interação “fora de muros”, seja nos sentido da formação, participação em projetos, apoio, divulgação, voluntariado (capitalizar o 3º tempo) ou outras; esta ligação é especialmente importante com alunos do ensino secundário, mas também se referiu a importância de envolver a 3ª geração;
·         mudança de atitude com a criação de output.
Neste sentido, consideraram que deveriam eleger-se áreas de grande impacto tanto a nível regional, como nacional e até mesmo internacional, de modo a que a UMinho se possa distinguir e afirmar no mercado, dando como exemplo a cooperação com os Países de Língua Oficial Portuguesa – CPLP. Ainda neste âmbito, destacaram os temas: “famílias e expectativas” e “clivagem entre a terceira idade e os jovens” como objeto de estudo futuro.»


(excerto do memorando nº3/acta da reunião de 14 de Dezembro de 2011 da Comissão Especializada de Inovação e Interacção com a Sociedade, Conselho Geral da UMinho).

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Não ficar para a história ou talvez ficar, pelas piores razões

"Sem mencionar nomes, porque não os distingo no governo, são todos pobrezinhos de espírito, não havendo uma ideia, uma ´tirada`, uma diretiva que indique que alguém ficará para a história"

Jaime Rocha Gomes

(excerto de mensagem, datada de Domingo, 25 de Dezembro de 2011 e intitulada "O Natal nos hospitais", disponível em Prálem d`Azurém

sábado, 24 de dezembro de 2011

Boas Festas


sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

"O processo de auscultação da Academia constituiu um passo importante"


«Consideraram que a metodologia deveria contemplar 3 fases. A primeira seria proceder a uma pré-análise dos documentos; a segunda, fazer a síntese e harmonização possível das contribuições havendo espaço para contribuições individuais dos membros da CEIIS no domínio da sua especialização; e a terceira, seria o aperfeiçoamento/melhoria do documento final.
Antes de entrar na discussão das temáticas sublinharam que o processo de auscultação da Academia constituiu um passo importante para a reflexão, participação e democratização das questões respeitantes ao quadro estratégico da UMinho.» 


(excerto do memorando nº3/acta da reunião de 14 de Dezembro de 2011 da Comissão Especializada de Inovação e Interacção com a Sociedade, Conselho Geral da UMinho).

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

"Salvaremos los muebles pero poco más"

"Si tenemos suerte, salvaremos los muebles pero poco más. Lo repetiremos una vez mas, un país no investiga porque es rico sino que es rico porque investiga."



(excerto de mensagem, datada de 22 de Dezembro de 2011, intitulada "Sin ministerio… ¿sin rumbo?", disponível em Planeta Terra/Planeta mutante)   

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Change your thoughts…

"Change your thoughts and you change your world."


Norman Vincent Peale


 (citação extraída de SBANC Newsletter, December 13, Issue 699 - 2011, http://www.sbaer.uca.edu)

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Funcionamento dos ´campi`


(título de mensagem, datada de Domingo, 18 de Dezembro de 2011, disponível em O melhor para a universidade)

sábado, 17 de dezembro de 2011

Poder de Compra Concelhio em 2009

"No grupo de municípios com poder de compra por indivíduo superior à média nacional (100) incluíam-se ainda outras capitais de distrito, como Évora, Beja, Portalegre, Braga, Vila Real, Santarém, Funchal e Ponta Delgada.
No Minho, Braga era, aliás, o único município que apresentava um índice de poder de compra superior à média nacional (105,59), surgindo como segundo e terceiros municípios mais “prósperos” Viana do Castelo (89,74) e Famalicão (82,37).
[...] há entretanto 8 municípios minhotos que apresentavam níveis de poder de compra inferiores a 60% da média geral do país, os piores posicionados dos quais eram Terras de Bouro (52,34) e Ponte da Barca (53,35)."

J. Cadima Ribeiro

Fonte de dados: Instituto Nacional de Estatística (2011), Estudo sobre o Poder de Compra Concelhio: 2009, INE, Lisboa.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

"Não cabe à tutela retomar imediatamente qualquer processo de decisão sobre a matéria"


(título de mensagem, datada de Terça-feira, 13 de Dezembro de 2011, disponível em O melhor para a universidade)

O Bairro do Sol

Artigo ComUM
Bairro Sol: os moradores da Universidade do Minho:
*

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

"RE: Livros da BGUM"

«Bom dia Colegas.

Concordo com a ideia da petição e sugiro que se inclua um pedido de “amnistia” ao pagamento das multas aos “infratores”. Atendendo à mudança no regulamento, à sobrecarga de trabalho que nos impede de ler com atenção todas as msg, ao facto de sermos nós quem alimentamos muito do espólio da Biblioteca (pelo que seria uma grande ingratidão ainda sermos multados por temos na nossa posse livros que adquirimos com muitos esforço), e por último, mas não menos importante, porque estamos em época de Natal, e seria um gesto de generosidade, a revogação do pagamento das multas. Certamente que o senhor reitor será sensível à nossa argumentação, assim espero.

Melhores cumprimentos.

Precioso.

Nota: Gostava no entanto de deixar claro que não considero ter havido má fé do SDUM, neste caso. Eu fui avisado, embora como disse são tantos afazeres que fui adiando até me esquecer, e fui gentilmente recebido sempre que me dirigi aos serviços para tentar resolver o problema, só que não consegui evitar, como espero conseguir, o pagamento da multa. Neste tempo de crise, todos os euros contam!»

(reprodução de mensagem de distribuição universal na rede da UMinho, de resposta a outra que é reproduzida abaixo, com origem no colega identificado, que nos caiu entretanto na caixa de correio electrónico)

"Livros da BGUM"

«Caros colegas.
Dada a ausência de resposta aos múltiplos apelos que têm circulado nesta matéria, interrogo-me se não seria de encenar um boicote à devolução de livros exigida pelo novo regulamento da nossa biblioteca.
No dia 3 é suposto eu devolver todos os livros ainda na minha posse e voltar a carregá-los para casa/gabinete.
Como penso que todos (ou muitos de) vocês estarão na mesma situação, que tal apresentarmos-nos todos ao mesmo tempo para o efeito nas instalações da BGUM? Ou alguém tem melhor ideia? Há que fazer algo a este respeito, não acham?
******************************************************
Carlos A. Pascoa Machado»

(reprodução de mensagem de distribuição universal na rede da UMinho, com origem no colega identificado, que nos caiu entretanto na caixa de correio electrónico)

Comentário: será que o(s) colega(s) não percebeu(eram) ainda que estamos numa organização cujas estruturas de gestão não aprendem? Só ensinam e determinam. De outro modo, detectada a asneira, esta apareceria corrigida pouco depois, acompanhada pelo envio de um sincero pedido de desculpas aos lesados (que, em última instância, neste caso, acaba por ser a própria organização)

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

´Rankings`para todos os gostos

Título topstudylinks
Top universities, colleges in Portugal 2011 / melhores universidades/faculdades de Portugal 2011:
http://topstudylinks.com/top-universities-in-portugal-c199.aspx
*

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

"Tecnologia Nanocor não polui, não exige sal e poupa 70 por cento de água"

Notícia Ciência Hoje
Projecto da UMinho vence Grande Prémio BES Inovação:
http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=52109&op=all
*

domingo, 11 de dezembro de 2011

À margem do CG: algumas notas soltas (65)

Começaram a chegar ao secretariado do Conselho Geral os primeiros contributos para o planeamento estratégico da Universidade do Minho decorrentes do processo de auscultação da academia lançado pelo Conselho Geral há algumas semanas, e que era suposto abranger um total de 40 grupos de trabalho integrando cada um deles 5 membros oriundos dos diversos corpos de actores que dão expressão material à UMinho.
Sendo embora cedo para tirar conclusões globais sobre a valia dos contributos daí resultantes, anoto desde já o seguinte:
i) a abordagem seguida pelos diferentes grupos parece diferenciar-se, o que é particularmente saudável do ponto de vista do alargamento do debate e da introdução neste de aproximações menos ortodoxas à realidade existente ou a construir;
ii) desde as primeiras leituras, resulta que são feitas análises de situação bastantes distintas em matéria de funcionamento dos serviços e estrutura orgânica, isto é, a realidade que é lida é expressão de uma pluralidade de enfoques, fruto de enquadramentos e experiências diferentes mantidas pelos relatores;
iii) sendo de saudar a heterodoxia, percebe-se amiúde que as leituras de situação feitas e as recomendações elaboradas reflectem um claro défice de visão e de reflexão sobre os princípios e a problemática da gestão da organização, isto é, bem intencionadas que são as ideias veiculadas, falha-lhes em muitos casos o pragmatismo associado à gestão e adequada estruturação da(s) organização(ões);
iv) finalmente, e como não poderia deixar de ser num exercício deste tipo, há quem enuncie soluções do tipo “a metro”, de que é ilustração a proposta de que “nenhum departamento possa ser inferior a metade do maior departamento atual” e “nenhuma escola possa ser inferior a metade da maior escola atual”, o que por si só significaria avançar para uma modificação orgânica radical da UMinho, em completa dessintonia com o processo de construção da instituição mantido até ao presente e, obviamente, de princípios básicos de coerência de reunião em sede institucional das áreas científicas.
Como deixei dito, sendo cedo para fazer o balanço da iniciativa do CG, pese todas as limitações de estruturação e implementação do exercício, continuo a entender que valeu a pena. A heterodoxia que emirja será mesmo o contributo mais revelante a retirar, posto que, falhando realismo e/ou operacionalidade a muitas propostas, daí há-de resultar a oportunidade para que seja feita alguma reflexão que crie espaço para soluções mais eficazes e eficientes.

J. Cadima Ribeiro

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

"Manchar a reputação de todos nós"


(título de mensagem, datada de Quarta-feira, 7 de Dezembro de 2011, disponível em O melhor para a universidade)

"Olhando o mapa estilhaçado de autarquias no Minho"

Artigo ComUM
Fusão de freguesias: maior que a soma das partes:
*

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

"Fwd: Para além da insegurança das barreiras"





«Aos responsáveis,
Como se já não bastasse a insegurança que é ultrapassar as barreiras de acesso aos parques desta Universidade que funcionam de modo aleatório, os utentes têm também agora de precaver-se contra os comportamentos imprevisíveis de quem executa obras de construção civil sem olhar a regras de segurança no trabalho e, tão pouco, bom senso!
Ontem, por volta das 14h, e depois de ultrapassadas as barreiras de acesso ao Campus e parque do CP2, fui confrontada junto ao portão deste parque com o arremesso selvático de objetos metálicos com aresta cortante do 2º andar deste edifício! Valeram-me os reflexos e os travões do carro que conseguiram evitar o pior. E se estivessem em causa vidas humanas?
Como é possível que empresas que operam dentro da Universidade não observem os requisitos mínimos de segurança? Qual a função dos Serviços Técnicos na supervisão destas obras? Tendo contactado de imediato estes serviços, não foi possível falar com qualquer responsável, tendo contudo ficado acordado que seria contactada logo que possível! Infelizmente, e como é já apanágio deste serviço, o silêncio é sempre ensurdecedor. Até quando?
Tal como se pode observar pelas fotos, transeuntes e obras coabitam no mesmo espaço sem que haja qualquer vedação delimitando um perímetro de segurança. Acidentes podem ocorrer em qualquer situação mas, não observando as regras mínimas de segurança, a probabilidade de estes ocorrerem é certamente maior.
E, no caso de uma eventualidade destas, tem a Universidade do Minho um seguro de responsabilidade civil ou escusa-se mais uma vez na “negligência” dos utentes, à semelhança do que sucede com as barreiras?
Com os melhores cumprimentos,

Telma Silva»

(reprodução de mensagem que entretanto nos chegou à caixa de correio electrónico)

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Eleições para a AAUM: uma pergunta, três respostas

A pergunta: "Que inovações pretendes incluir no seio da AAUM?"

As respostas:

i) Rui Antunes (candidato da Lista C):
“Não queremos que a AAUM continue a ser apenas um grupo de pessoas que pensa só em si e que serve só para organizar festas. Deve ser dos e para os estudantes. Queremos envolver o maior número de pessoas nas atividades desenvolvidas. Repudiamos completamente a postura arrogante e insensível que AAUM tem vindo a manter nas RGA. Na manifestação de 17 de Novembro do ano passado, a AAUM, para além de ter feito uma divulgação na véspera, estava mais preocupada em regressar a tempo da University Fashion do que em reivindicar os direitos dos estudantes.”

ii) Nuno Lopes (candidato da Lista B):
“Projetamos uma AAUM mais próxima dos alunos, que se preocupe com todas as questões relativas à vida do estudante enquanto elemento integrante e essencial da comunidade académica. Assumimo-nos contra a via empresarial que a AAUM tem tomado, como é o caso do fomento do empreendedorismo e mais recentemente a posição favorável tomada por esta à passagem da UM a fundação, mesmo quando a comunidade académica se posicionava na sua maioria contra esta transformação.”

iii) Hélder Castro (candidato da Lista A):
“Acima de tudo, temos algumas que podem não saltar muito à vista, mas são realmente importantes. Uma delas é a questão das relações internacionais e mobilidade, uma aposta do atual processo de Bolonha, que está em prática e que ainda não está propriamente implementado em Portugal. Achamos importante criar um novo departamento que pensasse e que percebesse as intenções deste público-alvo. Acredito que estes estudantes se sentem desprotegidos e desamparados, muitas vezes não percebem muito bem como é que isto está a funcionar. Depois, pelo ano que é, e todos sabemos que 2012 é ano de capitais europeias na região, é importante a criação de sinergias, de chamar o protagonismo devido para a universidade, dizer que a universidade e que a AAUM têm um papel nestas capitais europeias. Reforço também o acompanhamento na área pedagógica, com a criação de plataformas de comunicação diretas entre os estudantes. É também importante referir a parte social, onde as campanhas se intensificaram nos últimos tempos devido ao panorama atual. Há muitos estudantes que passam mesmo verdadeiras necessidades, muitos deles têm problemas de se exporem e de procurarem algum apoio. É importante ir de encontro a estes estudantes, ajudá-los, mesmo que de uma forma discreta, de uma forma confidencial quase.”

(excertos de entrevistas do ComUM aos candidatos a presidente da direcção da AAUM nas eleições de 6 de Dezembro de 2011, datadas de Sábado, 03 de Dezembro de 2011)

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

A necessidade da identificação dos agentes com as metas definidas

"Estando em causa definir metas de médio-longo prazo para uma organização, qualquer que ela seja, muito mais importante que a ambição posta nas metas que possam ser definidas, seguramente muito mais relevante que a consistência formal dos documentos que materializam o plano são a capacidade que exista de levar os agentes a pensar em conjunto a organização a que dão corpo e a identificação que seja possível conseguir desses agentes com as metas que venham a ser encontradas."

J. Cadima Ribeiro

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

"A Saboaria e Perfumaria Confiança é hoje a única representante da tímida aventura industrial bracarense do final do século XIX"

Artigo ComUM
Negócios de Confiança:
http://www.comumonline.com/opiniao/item/398-negocios-de-confianca
*

Num processo de planeamento, o mais importante é mesmo o processo

"Num processo de planeamento, o mais importante é mesmo o processo e não o plano, isto é, o documento ou conjunto de documentos que formalizam o exercício mantido."

J. Cadima Ribeiro