sexta-feira, 9 de setembro de 2016

"Universidades europeias consideram ISCTE-IUL instituição orientada para o futuro"

«A Associação Europeia de Universidades (EUA) considerou o ISCTE-IUL uma instituição de ensino superior “bem gerida e orientada para o futuro”, avaliação que a escola espera ver traduzida em mais alunos internacionais e melhor reputação.
“Recebemos uma avaliação muito positiva, de uma agência internacional muito credível. É importante a nível nacional, pela confirmação do trabalho que temos feito, mas é também uma boa montra em termos internacionais, na captação de alunos”, disse à Lusa Luís Reto, reitor do ISCTE – IUL (Instituto Universitário de Lisboa), sobre os resultados da avaliação conhecidos na quinta-feira.
A avaliação da EUA (sigla inglesa), que se centra na gestão, na organização e cultura de qualidade das universidades, iniciou-se em 2013, a pedido do ISCTE, e foi concluída, em registo de relatório de seguimento, em julho deste ano, com uma visita de uma equipa à instituição.
Para Luís Reto, é na credibilidade dos cursos, e da própria instituição, que o ISCTE conta sentir o maior impacto desta avaliação, esperando que contribua para aumentar o número de estudantes internacionais, que representam já 20% dos alunos.
Apesar da avaliação elogiosa, a agência deixa algumas recomendações, ainda que se ressalve que não são aspetos de intervenção urgente.
Entre as recomendações estão o encorajamento ao aprofundar de valores como a internacionalização, ligação à sociedade e o desenvolvimento pessoal dos alunos, em aspetos como autoconfiança, competências sociais e relação com a sociedade.
Sugere ainda que os órgãos científicos e pedagógicos do ISCTE possam integrar estudantes.
A EUA é uma associação que reúne 850 universidades europeias de 47 países e procura influenciar a política da União Europeia no que diz respeito ao ensino superior universitário e aos interesses das instituições associadas.»

(reprodução de notícia Diário Digital, de 9 de Setembro de 2016)

[Nuno Soares da Silva]

Sem comentários:

Enviar um comentário