quinta-feira, 6 de outubro de 2016

"REITORES EUROPEUS EM ENCONTRO NO PORTO"

«Representantes de governos e universidades europeias irão reunir-se nos próximos dias, no Porto. Em discussão estarão os cortes ao financiamento do Ensino Superior e a criação de um modelo sustentável de universidade.

A Associação Europeia de Universidades (EUA) irá reunir-se nos dias 6 e 7 de outubro na Universidade do Porto para um Fórum sobre Financiamento. Esta é uma reunião bienal da associação que representa mais de 800 instituições de Ensino Superior em 47 países do continente europeu. 
No encontro irão estar presentes o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e o Diretor-Geral adjunto para a Investigação e Inovação da União Europeia, Patrick Child. Os trabalhos ocorrerão no Seminário de Vilar, onde irão comparecer representantes de governos e associações de reitores de toda a Europa. 
Esta é a terceira edição do Fórum sobre o Financiamento da EUA e, desta vez, o tema da sessão será «universidades eficientes: valor para a sociedade». Em debate estarão formas de racionalizar custos, gerar maior valor acrescentado e aumentar o papel económico e social das universidades.
Durante o fórum serão apresentados os resultados do último estudo do Observatório do Financiamento Público da EUA, que examina a evolução dos sistemas de financiamento em 28 países europeus.
Em análise estará também a eficácia dos programas comunitários de financiamento do Ensino Superior, ou seja, o Horizonte 2020 e o Erasmus+.»


[cortesia de Nuno Soares da Silva]

Sem comentários:

Enviar um comentário